Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Alguns Temas Fundamentais

O Batismo no Espírito Santo

Na IDMJCI acreditamos, vivemos e desfrutamos generosamente, dessa experiência da parte de Deus. Entendeu-se e procurou-se sinceramente desde há mais de 40 anos, quando ao compreender o ensinamento dos Evangelhos, nos quais estava registrada a promessa feita pelo Senhor Jesus Cristo sobre o Consolador, pediu-se ao Pai que concedesse essa bênção especial no meio dos crentes, e que hoje, como dissemos, é abundante na Congregação.

No capítulo 14 do Evangelho segundo João, ficou registrada essa Promessa do Senhor Jesus.

16 E Eu rogarei ao Pai e vos darei outro Consolador, para que esteja convosco para sempre: 17 O Espírito da verdade, ao qual o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece, mas vós O conheceis porque habita convosco e estará em vós.

Essa passagem, tão formosa, poderia perfeitamente ser acompanhada com o que diz em Lucas 11, se referindo à Mercê de Deus, lhe concedendo aos crentes, que de sincero coração lhe peçam, a bênção do Espírito Santo.

13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que a Ele O pedirem?

O princípio do cumprimento dessas palavras, o encontramos relatado em Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, quando o Espírito Santo desceu com poder, e houve visões de línguas como de fogo assentando-se na cabeça dos 120 que se achavam congregados no aposento alto.

4 Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Se bem ali o falar em línguas, que é o sinal de ter recebido o batismo no Espírito Santo que concede o nosso Senhor Jesus Cristo, se manifestou em outras línguas conhecidas pela região, a escritura mais adiante indica que a experiência nesse sentido consiste em falar línguas angelicais que não podemos compreender.

Em 1 de Coríntios 14, a Bíblia ensina neste sentido.

2 Porque o que fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus. Pois ninguém o entende, mas em espírito fala em mistérios.

Ou no capítulo 10 de Atos dos Apóstolos, quando os judeus viram com seus próprios olhos como sobre os gentios, também era derramada por Deus essa bênção, e como falavam em línguas e glorificavam a Deus.

44 Enquanto Pedro ainda falava essas palavras, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a mensagem. 45 E todos os crentes que eram da circuncisão e vieram com Pedro ficaram atônitos de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46 Porque os ouviam falar em línguas, e magnificar a Deus.

Inclusive, no capítulo 19 posterior, quando Paulo lhes pregou aos 12 discípulos que achou em Éfeso.

6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam.

Contudo, e como o indica a Escritura ao nos mostrar que estamos no último tempo, a promessa tem sido dada por Deus na Bíblia, desde a antiguidade, quando pelo lábios do profeta Joel no capítulo 2, como já o mencionamos antes, assim o fez saber, para esses dias na Igreja do Senhor.

28 E, depois disso, derramarei Meu Espírito sobre toda carne, e profetizarão vossos filhos e vossas filhas, vossos anciãos sonharão e vossos jovens terão visões.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13