Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Alguns Temas Fundamentais

O Rol da Mulher na Igreja

Essa parte merece uma menção especial, abranger como se concebe o rol da mulher na Igreja. Confere-se em várias passagens da Bíblia, que a mulher, inclusive desde a antiguidade, exercia funções de governo, e posteriormente também na Igreja, desempenhou funções muito representativas.

Elas, no Antigo Testamento, agiram, no mínimo, na dignidade de juízas sobre Israel ou profetisas. Débora ou Hulda, são casos que registra a Escritura, em Juízes 4 ou 2 de Reis 22 respectivamente.

4 Governava em Israel, naquele tempo, uma mulher, Débora, profetisa, mulher de Lapidote; 5 a qual habitava debaixo de uma palmeira, entre Ramá e Betel, no monte de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

14 Então, o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticva, filho de Harás, o guarda das vestes, que morava em Jerusalém na parte nova da cidade, e falaram-lhe.

No Evangelho, observa-se como um assunto firme que o Senhor nosso Deus não olha para a condição social, o estrato, o sexo da pessoa, senão seu coração, para o serviço Dele, nesse tipo de funções. Por isso, no capítulo 3 de Gálatas, a Bíblia o declara.

26 pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Já não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Além disso, a recomendação que o apóstolo Paulo fez é singular, no capítulo 16 de Romanos, respeito da irmã Febe, quem trabalhou como diaconisa da Igreja em Cencreia, o qual da a entender que tinha muitos dons espirituais e funções na Igreja.

1 Recomendo-vos nossa irmã Febe, a qual está a serviço da igreja em Cencreia, 2 para que a recebais no Senhor, como é digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem ajudado a muitos, como também a mim mesmo.

Porém, destaca também outras mulheres no Evangelho, na mesma carta, nos versículos seguintes, como a Priscila ou a Maria.

3 Saudai a Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por vós.
12 Saudai a Trifena e Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que estão com eles.

Se Elas, ou também Trifena, Trifosa, Pérside, Júlia e a irmã de Nereu não tivessem sido servidoras de Deus impondo as mãos, dando profecia, ensinando a Doutrina, obrando curas, dentre muitas oturas funções, o Apóstolo não as teria mencionado na sua carta.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13