Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Alguns Temas Fundamentais

Ressurreição e Não Reencarnação

Por último, como acreditamos na Vida Eterna, na Salvação que o Senhor Concede, descarta-se então, de acordo com o que a Escritura ensina, que exista reencarnação.

Assim, no capítulo 9 de Hebreus, é claro que temos uma vida só nesta terra, uma oportunidade só, e consequentemente, uma morte física só. Uma vez que ela ocorre, temos de ser julgados, ficando uns para vida eterna, mas outros para morte, condenação e confusão eternas.

27 E, como aos homens está determinado morrerem uma só vez, e depois disso, o juízo,

No sentido similar, e já para concluir, parece-nos necessário recalcar que o fato de que Espírito de Deus obre e se manifeste por meio dos dons espirituais, é um assunto muito diferente do que o espírito de um ser criado, uma vez tenha morrido, volte ou tenha interação com os que ainda vivemos neste corpo.

Nessa segunda hipótese, não é possível à luz da Escritura, pois ela bem declara que logo da morte, quem partiu não tem ocasião de voltar por motivo algum nesta terra. Por isso, ao lermos no detalhe a experiência entre o rico e Lázaro, em Lucas 16, não fica dúvida alguma.

19 Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino e celebrava todos os dias festas esplêndidas. 20 Havia também um mendigo chamado Lázaro, cheio de chagas, que estava jogado à porta daquele, 21 e desejava saciar-se das migalhas que caíam da mesa do rico. Até os cães vinham e lambiam suas chagas. 22 Aconteceu que morreu o mendigo e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. 23 E no Hades ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro em seu seio. 24 Então ele, gritando, disse: Pai Abraão, tem compaixão de mim, e envia Lázaro para que molhe a ponta de seu dedo na água e refresque minha língua; porque estou atormentado nesta chama. 25 Mas Abraão lhe disse: Filho, lembra-te que recebeste teus bens em tua vida, e Lázaro, do mesmo modo, os males; mas agora este é consolado aqui, e tu atormentado. 26 Além de tudo isso, um grande abismo está posto entre nós e vós, de maneira que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para cá. 27 Então lhe disse: Rogo-te, pois, pai, que o envies à casa de meu pai, 28 porque tenho cinco irmãos, para lhes prevenir seriamente, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento. 29 E Abraão lhe disse: Eles têm Moisés e os profetas; que os ouçam! 30 Ele então disse: Não, pai Abraão; mas se alguém dentre os mortos for até eles, arrepender-se-ão. 31 Mas Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se persuadirão ainda que alguém se levante dos mortos.

Inclusive, no caso que ficasse algum vestígio de dúvida, não pode ser omitido na Bíblia, quando em Isaias 8 ensina, com a mesma transparência, que os mortos não serão objeto de consulta, para que respondam pelos vivos.

19 E quando vos disserem: Perguntai aos encantadores e aos adivinhos, que sussurram e balbuciam, respondei: Não consultará o povo ao seu Deus? Consultarão os mortos pelos vivos? 20 À lei e ao testemunho! Se não disserem dessa maneira, é porque jamais verão o amanhecer.

E nós, pelo contrário, não só queremos que nos amanheça, senão que a nossa luz resplandeça como o meio dia, como o ensina o capítulo 4 de Provérbios.

18 mas o caminho dos justos é como a luz da aurora, que vai aumentando até chegar a pleno dia.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13